segunda-feira, 27 de abril de 2009

e-mail: pcm@pcmrj.com.brwww.pcmrj.com.br


O que é dengue

A DENGUE já existiu no Brasil há muitos anos atrás, mas em função do descaso com a saúde coletiva, ela voltou praticamente em todo o país. A atual campanha do Ministério da Saúde está fazendo, com a participação de toda a sociedade, um trabalho de conscientização, merecendo a atenção e cuidados de todos. Bastantes informações, para que a dengue seja erradicada, são passadas nas escolas, meios de comunicações, comunidades e locais públicos. O importante é nunca deixar acumular água, evitando que o mosquito coloque seus ovos e prolifere a doença. O que é DENGUE? A Dengue é uma doença transmitida por um mosquito muito pequeno chamado Aedes Aegypti, que se reproduz em água limpa e parada. Ao contrário do que muitos pensam, a dengue é uma doença perigosa que pode, inclusive levar à morte. No mês de março, o número de casos aumenta em todo o país em conseqüência das chuvas.

Como é o mosquito?

Ele é escuro e rajado de branco, menor que um pernilongo comum e pica durante o dia. Mesmo não conseguindo ver o mosquito na água parada, ele pode estar lá, na forma de larva. E o perigo é o mesmo.
Sintomas

Febre alta muitas vezes passando de 40º e por vários dias; - Dores de cabeça e musculares; - Dor na região dos olhos e aversão à luz; - Falta de apetite e fraqueza; - Manchas avermelhadas no corpo - Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz. Estes são os principais sintomas da dengue comum, mas existe uma outra, mais grave, que é a dengue hemorrágica. A diferença é que quando a febre acaba, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos, dores abdominais, alterações de sonolência e agitação. A dengue hemorrágica é muito perigosa e pode levar à morte.

TRATAMENTO

A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamentos para aliviar as dores e a febre, mas sempre com indicação do médico.

Prevenção

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os criadouros, ou seja, não deixar a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como: Garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas e xaxins, latas, tampinhas de garrafas e tapar e tratar a água em caixas d'água, cisternas, tambores, poços, piscinas ,etc.


Dicas Importantes

Lavar bem os pratos de plantas, passando um pano ou uma bucha para eliminar completamente os ovos dos mosquitos. Uma boa solução é colocar areia nos pratos. - Limpar as calhas e as lajes das casas - Lavar bebedouros de aves e animais com escova ou bucha e trocar periodicamente a água. - Guardar garrafas e outros recipientes vazios de cabeça para baixo - Jogar no lixo copos descartáveis, tampinhas, latas e tudo o que acumula água , mas manter o lixo bem fechado e nunca jogá-lo em terrenos baldios. - Ao notar os sintomas, procurar imediatamente um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário